quarta-feira, 25 de maio de 2011

PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DO USO DA TECNOLOGIA NA SAÚDE.

   Quais os pontos negativos e positivos do uso da tecnologia?(Problemática) 

A tecnologia deve estar a serviço do homem e especialmente no setor da saúde, onde precisa ser incorporada e utilizada com pleno domínio pelos profissionais, como garantia de um uso seguro e eficaz.
   Cirurgias minuciosas são usadas com o uso do vídeo, raio  X, radioterapia, tomografias estes são alguns ítens onde a tecnologia vem em benefício da saúde.
   A maior dificuldade ainda é o domínio da tecnologia pelos profissionais da saúde e quando não esta dificuldade, é a interferência do controle social e político da tecnologia, desviando ou aplicando recursos onde melhor lhe convir.
   Os avanços tecnológicos surgiram com o intuito de facilitar a vida das pessoas de forma que estas tivessem mais tempo livre e menos esforço em suas tarefas diárias. Em contra partida, para adquirirmos essas ferramentas que facilitariam nosso trabalho necessitamos trabalhar cada vez mais e é comum pessoas sofrerem com doenças como o stress, L.E.R, problemas de visão, varizes e etc.
   Na área da medicina, o uso da tecnologia no diagnóstico médico, também traz suas consequências  positivas e negativas.
   A instrumentalização do médico teve inicio no século XIX com a invenção do estetoscópio, seguiu-se a termometria, medida indireta da pressão arterial, descoberta do raio- X, endoscopia, eletrocardiógrafo, etc.
   A cada dia, novos exames e novas técnicas  de alta sensibilidade vão sendo acrescentados aos recursos auxiliares do diagnóstico clínico como raio laser, computadores, robótica, manipulação genética, clonagem de seres vivos, mudando com isso a face da medicina, trazendo benefícios para a humanidade mas também consequências negativas.
   Os modernos recursos tecnológicos de diagnóstico vieram proporcionar ao médico meios necessários para um diagnóstico preciso, trouxeram maior segurança ao médico e o apoio necessário para tomada de decisões importantes no tocante à conduta e ao tratamento.
   Esse notável progresso porém, em vez de trazer maior aproximação entre médico e paciente, ocorreu o oposto, houve uma deteriorização da relação médico-paciente.
   O futuro da tecnologia médica, a julgar por seu progresso acelerado nos últimos anos, nos faz prever que a cada dia vão surgir novos equipamentos, novos aparelhos e novos recursos diagnósticos e terapêuticos, daí a necessidade dos profissionais da saúde capacitarem-se para utilizarem esses recursos tecnológicos a seu serviço.
   A tecnologia surpreende a cada dia, em diferentes áreas, seja para ampliar ou melhorar a saúde. A cada descoberta surgem novas perspectivas.
   Foi elaborada uma pesquisa de campo para levantar algumas questões sobre a utilização da tecnologia na área de trabalho no setor da saúde e qual a influência  desta no convívio social.

CONCLUSÃO
Com base em pesquisas teórica e de campo, concluimos que, o uso consciente e com responsabilidade da tecnologia são benéficos, e que a tecnologia sozinha não surte efeito se não estiver aliada a bons e capacitados profissionais.